Farmácias e Laboratórios

O projeto de arquitetura é fundamental para laboratórios e farmácias. Qualquer negócio quer fazer uso do espaço da melhor maneira e construir um ambiente belo e moderno para todos que o frequentam, porém, por conta da natureza delicada desse setor, projetos de laboratórios e farmácias precisam atender diversas outras demandas. Felizmente, a Atmosfera tem bastante experiência nesse setor, e pode fazer um projeto com tudo que você precisar.

A começar pela arquitetura de laboratórios, que é bem complexa. Neste caso, o projeto de arquitetura precisa pensar em diversos aspectos, que vão além do básico de ter um ambiente encantador.

Primeiramente, o projeto começa de acordo com o serviço que será feito no laboratório. Se forem feitos exames, ou se existir uma interação maior com o público, é preciso pensar no conforto e na estadia deles no ambiente, especialmente se forem ofertados exames que demandem tempo de recuperação.

Além disso, é preciso adequar cada aspecto do espaço a diversas soluções técnicas bem sofisticadas que precisam atender as necessidades prediais bem específicas deste tipo de estabelecimento.

Por exemplo, um laboratório de radiologia precisa ter um espaço único para que possa ser feito o serviço para o qual ele foi projetado e lidar com um recurso tão delicado.

Se for feita apenas a manipulação de produtos ou substâncias, sem interações com o público, o foco é na eficiência. É preciso criar um espaço que foque em segurança, no armazenamento e controle desses produtos de forma eficaz.

A disposição dos equipamentos, o espaço para que os funcionários possam trabalhar e diversos outros aspectos são importantes para que o laboratório funcione de maneira ótima.

Em qualquer caso, as salas precisam estar sempre limpas e o ambiente deve ser esterilizado para que não haja nenhum problema durante o trabalho.

A Atmosfera irá se focar bastante nesses aspectos. Com bastante experiência no setor, somos capazes de reconhecer as necessidades de cada laboratório específico e aplicar as soluções necessárias para que eles funcionem de maneira ideal.

Veja alguns de nossos projetos de farmácias e laboratórios.

O laboratório presta um serviço, a farmácia vende produtos

Nas farmácias, apesar de fazerem parte do mesmo setor e até mesmo lidarem com substâncias parecidas, o objetivo maior é um pouco diferente. Enquanto no laboratório, especialmente se houver exames, o projeto vai procurar criar um ambiente eficiente e confortável, a farmácia tem um foco maior no cliente. Afinal, a farmácia é uma loja.

As farmácias hoje em dia não vendem apenas remédios, mas sim também produtos de estética, e diversos outros. Por isso, o projeto de arquitetura deve projetar um espaço em que o cliente possa, e seja estimulado, a circular.

O projeto arquitetônico de uma farmácia precisa encontrar esse equilíbrio. Por ser da área de saúde, o ambiente precisa ser eficaz e rápido. Por exemplo, filas devem ser cortadas e confortáveis, e o balcão deve ter espaço para que os profissionais possam se mover mais livremente.

Existem diversas exigências legais para a manipulação destes produtos, e com toda a experiência no setor, a Atmosfera pode projetar um ambiente que combine a atratividade de uma loja, com a eficiência de um estabelecimento de saúde.

Apesar das diferenças, existem semelhanças entre os dois casos. Laboratórios e Farmácias, precisam se preocupar com a vigilância sanitária. Por isso, deve haver um local específico para armazenamento de certos produtos. Além disso, o descarte deve ser feito de maneira ideal. O projeto de arquitetura é que vai garantir que esses aspectos serão cumpridos.

A segurança também é importante, e observações como o controle de áreas restritas devem ser observadas no projeto.

Apesar da complexidade, com um acompanhamento de uma empresa de arquitetura experiente e especializada, farmácias e laboratórios podem ter tudo que precisam para funcionar perfeitamente e cumprir o seu objetivo.

A Atmosfera conta com uma equipe qualificada e experiente para ajudar. Confira a galeria de fotos com alguns de nossos projetos.