Franquias

Atualmente inúmeras marcas adotam o sistema de franquias. Trata-se de um modelo de negócio fundamentado na padronização. Tudo o que envolve a marca, os produtos e serviços são detalhadamente pensados e padronizados, o que permite um maior controle por parte da franqueadora.

Um dos elementos desta padronização é o projeto de arquitetura e interiores. As soluções espaciais e de acabamento para franquia devem ser facilmente replicadas e adaptadas a diversos modelos e espaços, visando a expansão das redes.

É neste contexto que o projeto de arquitetura e interiores adquire uma importância fundamental para garantir a fácil identificação das marcas através das experiências espaciais proporcionadas pela arquitetura, bem como a padronização de fluxos, acabamentos, texturas, aplicação de marcas, disposição de produtos e até a interação entre a time de atendimento e os clientes.

O projeto de arquitetura e interiores para franquia é um aspecto do empreendimento cuidadosamente pensado para garantir a melhor integração entre todos os elementos de comunicação (branding), os conceitos do negócio e a experiência que a marca deve proporcionar aos clientes. Por este motivo é comum que, ao investir em uma franquia, o empreendedor já esteja investindo automaticamente no projeto de arquitetura e interiores padronizado daquela marca.

Diversas franquias conseguem ser reconhecidas no mercado, a nível mundial, graças à imagem de sua marca. E o projeto de arquitetura e interiores é fundamental para esta percepção.

Na elaboração de um projeto padrão de arquitetura e interiores para franquia é necessário levar em conta a necessidade de adaptação, tanto na aplicação de materiais de acabamento e mobiliário quanto na dimensão das lojas, garantindo sempre a preservação dos critérios padronizados de reconhecimento da marca.

Todo o processo do projeto de arquitetura e interiores, incluindo suas soluções e definições, costuma compor o manual de identidade das marcas.

É neste documento que os franqueados encontram a especificação de móveis, cores, fluxos, elementos de decoração e iluminação que deverão ser adotados em cada unidade ou ponto comercial. A adoção de soluções padronizadas garantirá a identificação da marca, onde quer que ela esteja aplicada, seja em um centro comercial, um shopping ou uma loja de rua.

Nossa equipe conta com uma vasta experiência na elaboração de projetos de arquitetura e interiores para franquia, tanto no desenvolvimento de projetos padrão para Flagship Stores, quando na reprodução de padrão já definidos.

Por que a marca e a arquitetura precisam estar juntas no momento de formatar projetos para franquias?

Todo o projeto arquitetônico de uma franquia precisa ser feito no momento que está formatando a sua loja. Isso ocorre, porque todo o planejamento precisará contemplar em como será transmitida a imagem de uma determinada marca, através da comunicação visual de sua loja física.

Assim, a empresa irá conseguir definir já de início quais serão os padrões visuais que serão utilizados, materiais, quais as projeções de custos para montar a franquia e quais serão as especificações que precisarão ser seguidas à risca.

A pessoa que deseja abrir uma franquia, precisa se manter atento em todos os custos que estarão envolvidos, como também, precisa compreender a importância da identidade da marca escolhida, já em sua primeira etapa.

Além de todos estes aspectos, Atmosfera Arquitetura também contam com profissionais especialistas nos mais diversos ramos da engenharia, garantindo a concepção de todo os projetos complementares de instalações prediais necessários para a implantação do seu negócio.

Acesse nossa galeria de fotos e veja alguns de nossos projetos para franquias.