Projetos de Arquitetura

Ocupar os espaços de forma otimizada, organizada e bonita é indispensável para qualquer ambiente, seja ele comercial ou residencial. A atenção aos detalhes é determinante para proporcionar uma experiência positiva para quem ocupa ou visita um lugar. Este cuidado é ainda mais relevante em empreendimentos comerciais, onde as soluções espaciais devem estar integradas aos conceitos das marcas, produtos e serviços.

Nós, da Atmosfera Arquitetura, temos soluções de projeto de arquitetura e interiores para os mais variados espaços, tendo vasta experiência em projetos comerciais, principalmente, na área da alimentação, farmacêutica, clinicas, consultórios, hotelaria, além dos residenciais.

Todas as etapas do projeto de arquitetura e interiores são pensadas para atender as demandas de nossos clientes, desde aquele café inicial para expor suas ideias, até a entrega do projeto final.

Veja, a seguir, como funciona um projeto de arquitetura desde o começo e quais são as etapas necessárias.

Etapa por etapa

Levantamento

O trabalho tem início com um primeiro contato para agendar uma reunião para entendimento das suas necessidade e expectativas para o projeto. Nossa intenção é que você apresente suas necessidades para que nossa equipe possa te ajudar da melhor forma possível. É nesta etapa que serão apresentadas as fases de trabalho, as possibilidades de intervenção, aspectos legais, financeiros, entre outros.

Estudo Preliminar

Esse será o momento de, após o fechamento do contrato, realizar uma vistoria técnica do local a ser trabalhado, para que nossa equipe técnica realize o levantamento métrico dos espaços que serão utilizados para a confecção da planta base de trabalho. É a partir deste desenho de levantamento que serão elaborados os desenhos técnicos do projeto de arquitetura de interiores.

Anteprojeto

Nessa etapa, nossa equipe elabora o layout funcional, demonstrando a ocupação e o dimensionamento dos ambientes, e seus respectivos fluxos. Após a aprovação deste estudo, será apresentado um painel conceitual, composto de referências fotográficas.

Projeto Definitivo / Executivo

Após a aprovação da proposta de layout, são especificados os materiais necessários e especificações técnicas referentes à construção propriamente dita, para a transformação do ambiente.

Após essas etapas que definem o projeto, a nossa equipe irá agir para que ele realmente saia do papel. A partir da 4ª etapa, são contratados os profissionais especialistas para a realização dos projetos complementares, que são os que completam as informações da arquitetura. Exemplo: estrutura e fundações, instalações prediais (elétricas, hidrossanitárias, gás, ar-condicionado etc.), e segurança.

Nesse momento é emitido “o Registro de Responsabilidade Técnica”. O RRT, como é conhecido, é comprovante da autoria e responsabilidade dos autores dos projetos ou obras de Arquitetura e Urbanismo. Com ele, é possível certificar que esses projetos possuem um responsável que seja habilitado, com situação regular perante o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), para realizar tais atividades.

Após isso, todas essas informações referentes ao projeto são novamente conferidas, no processo conhecido como compatibilização de projetos. A partir daí, o projeto definitivo poderá ser implantado. Todas as etapas da construção são acompanhadas por visitas técnicas pela nossa equipe, para conferência dos trabalhos e etapas, e da instalação final, antes da entrega.