Restaurantes

Para um bom restaurante, a experiência com o ambiente é tão importante quanto a comida. A iluminação, os acabamentos, a decoração, e demais soluções da arquitetura quando bem planejadas resultam numa experiência da refeição ainda mais prazerosa. Por isso, a arquitetura de restaurantes é tão importante.

Essa preocupação pode ser um componente fundamental em ilustrar as sensações que o ambiente quer passar. Por exemplo, um restaurante de comida caseira precisa de um espaço mais aconchegante, que retrate melhor esta experiência.

Mas, esse não é o único tema no qual a arquitetura faz a diferença. Restaurantes baseados em culinárias estrangeiras podem pegar emprestados conceitos de arquiteturas dos países em que se baseiam para tornar a experiência deliciosa, interessante e ainda mais imersiva.

Por isso, o projeto ideal emprega o conceito do restaurante, seja qual for, e o incorpora na arquitetura. O objetivo é criar uma experiência coesa, em que tudo contribui para a imersão do cliente, fazendo com que todos os aspectos fortalecem um ao outro, e juntos, eles se tornem ainda melhores.

Mas, nos restaurantes, o primeiro ponto é a escolha do local. Esse é um processo muito delicado em que é preciso haver um equilíbrio entre uma região que irá viabilizar o sucesso da iniciativa e um imóvel ou um terreno que pode ser capaz de representar a visão que o dono tem para o seu restaurante.

A consultoria arquitetônica deve ser contatada antes mesmo de fechar o terreno, para que essa possa avaliar se é possível a construção ou a reforma.

Outro aspecto importante da arquitetura de restaurantes é sempre ficar de olho nas tendências. Por exemplo, a era das mídias sociais faz com que o público, especialmente o mais jovem, goste de se expor.

Isso deve se refletir na arquitetura. O bom projeto entende o que o cliente espera do ambiente, e o constrói de modo a entregar o que seja melhor para ele.

Veja alguns de nossos projetos de restaurantes.

O projeto de arquitetura de restaurante tem foco no cliente

Por conta disso, o projeto de arquitetura dos restaurantes tem um foco muito grande no cliente.

Mesmo os detalhes podem influenciar a maneira que o público se comporta no seu ambiente. Por exemplo, o uso das cores tem uma influência no comportamento do cliente. Ao elaborar o projeto, discuta com o arquiteto o que você quer do cliente, e como arquitetura pode usar as cores para conseguir esse objetivo.

O aroma é outro exemplo que pode despertar sensações positivas nos clientes. Um projeto arquitetônico de restaurantes pode fazer com que os bons cheiros circulem mais facilmente pelos clientes, estimulando-os de forma positiva.

O som também é importante e o projeto de arquitetura pode usá-lo como uma arma para qualquer restaurante. Por exemplo, um café pode usar o silêncio para que os clientes relaxem, já um bar, quer mais barulho para que o ambiente pareça mais vivo. O projeto de arquitetura vai trabalhar para que a acústica seja o que você precise.

É claro, que tudo precisa ser, além de belo, funcional e eficiente. O setor alimentício pode ser caótico, e a arquitetura tem o papel de tornar o trabalho mais rápido e fácil, seja pelo uso ideal do espaço, como pela disposição dos equipamentos de cozinha.

Com mais de 15 anos de experiência na arquitetura de restaurantes, a Atmosfera Arquitetura irá avaliar todos esses detalhes de modo a entregar o melhor ambiente para o seu restaurante. Confira aqui, alguns projetos de restaurantes na galeria de fotos.